segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Senhor Prefeito: Anseio dos moradores Eng. Alfredo Eugenio Birman - coordenador 11-98147 3346 Painel, na sede do Instituto de Engenharia POLÍTICA DE ADENSAMENTO URBANO - Cidade de São Paulo SÃO PAULO À BEIRA DO ABISMO URBANO PREMISSA Nesta era digital e de globalização onde a velocidade das mudanças e possibilidades são incrivelmente rápidas, que tipo de cidade queremos nós, moradores? Qual o nosso sonho? Que diretrizes adotar? CONSIDERANDO: 1- Que a cidade de São Paulo visivelmente se ressente da saturação no seu sistema viário, de metrô e trens, de escoamento de águas pluviais, rede de água e esgoto, energia elétrica, poluição ambiental, varrição, recolhimento e disposição do lixo; 2- Que na era digital os trabalhos de serviços podem ser realizados facilmente a milhares de kms de distância, possibilitando que as áreas degradadas sejam transformadas em áreas de laser, estacionamentos, centros culturais e de ensino, de exposições e feiras,em vez de locais de moradias; 3- Que é problemática a adequada manutenção dos bens públicos já existentes, mantendo-os restaurados, iluminados e sinalizados; 4- Que os postos de trabalho aqui existentes exigem atualmente elevado preparo profissional, mesmo para garçons, cozinheiros, serventes de pedreiro, etc 5- Que já está comprometida a logística de abastecimento e comércio da cidade, principalmente no centro expandido, com restrições de circulação de caminhões, locais de estacionamentos, rodizios,etc.; 6- Que a fase da revolução industrial, sendo São Paulo o maior centro industrial da América Latina, já está superada, qual a vocação desta cidade? Apresentamos a seguir algumas propostas e comentários havidos, após 11 Painéis, mensalmente realizados entre Novembro e Setembro , na sede do Instituto de Engenharia e através da internet 1- São Paulo pode ser definida como: “O maior Centro Econômico e de Negócios da América Latina e seu maior e melhor Pólo Cultural e Gastronômico”. 2 Preservar o centro expandido para São Paulo desenvolver sua vocação como definida acima; 3-Beneficiar os moradores desta cidade revitalizando as áreas centrais, todas no centro expandido, com alternativas de adensamento sustentável, mais voltadas para complementação cultural, turística e comercial, privilegiando mais teatros, museus (Museu da Cracolândia – como se fabricam viciados: consumidores permanentes), centro de exposições, hotéis, edifícios comerciais, estacionamentos, Shopping Center, áreas de lazer, etc. para uso dos moradores da cidade e turistas, como centro de convivência e com franco acesso viário, tais como os existentes Times Sq, Lincoln Center, Covent Garden, Soho, Palermo. 4-Criar um novo modelo de desenvolvimento dentro da mancha urbana: mantendo as áreas verdes, retomando-se os princípios da boa arquitetura e urbanismo,evitando-se que, sob a égide de Política de Adensamento, seja “permitido”, a qualquer título, mais adensamento;- Haverá mais respeito pelos moradores, pela vizinhança, pela cidade e o meio ambiente, evitando que se deteriore ainda mais a qualidade de vida dos habitantes que não suportam mais conviver com a falta de conforto e superlotação por toda a parte. 5-Conter o desenvolvimento espontâneo: coibindo nas áreas de risco e mantendo intocáveis as áreas externas à mancha urbana, impedindo assim o comprometimento das nascentes, do abastecimento de água do município e o incremento das inundações; 6- Evitar um adensamento populacional, beneficiando poucos e atrapalhando todos. Em vez de moradores teremos uma turba. Pensar a cidade inserida na região Metropolitana, priorizando a “ Cidade em Movimento” . 7-Prever para os bairros externos ao centro expandido, centros de convivência a serem interligados por transporte público, evitando-se utilizar o centro expandido como área de travessia, como ocorre hoje com os caminhões ( av. do Estado região do Mercado), ônibus ( pq.D.Pedro), etc. 8- Pressionar as autoridades municipais para que seus esforços e verbas sejam direcionados e alocados para: a)- um controle efetivo das inundações, manutenção dos equipamentos públicos existentes – parques, vias, escolas, creches, etc.-,disponibilizar um eficiente e competente corpo de professores no ensino fundamental ( evitando-se assim a existência de moradores de baixa renda, que na verdade são de baixa instrução e para os quais não ha emprego nesta cidade) – b)-otimizar os normais serviços municipais - saúde, educação, transportes, etc. c)- colaborar com segmentos representativos e especializados da Sociedade em um macro projeto urbanístico o que constituirá uma marca indelével desta administração dando assim os passos iniciais para tornar São Paulo uma cidade expoente em qualidade de vida: d) deixar de insistentemente priorizar um adensamento populacional em todos os bairros, contra os interesses dos moradores; e) evitar desapropriações para inserir moradores, evitar que se disponibilizem os imóveis municipais para fins imobiliários e impedir que intervenções urbanísticas sejam realizadas antes da aprovação de um projeto integrado para o centro expandido; 9-Evitar o Abismo Urbano, envolve a harmonia entre os três atores de uma Urbe: os gestores – AUTORIDADES – POLÍTICOS – PREFEITO E VEREADORES – que procurem facilitar os anseios dos MORADORES, que querem uma CIDADE para conviver com dignidade, respeito e conforto. -x-x- -3- Alguns fatos complementares que contribuíram para a formatação das conclusões acima, durante o período do Painel sobre POLÍTICA DE ADENSAMENTO URBANO - Cidade de São Paulo SÃO PAULO À BEIRA DO ABISMO URBANO 1- Dentre os inúmeros especialistas em reurbanização e urbanistas que afluíram a São Paulo contribuindo para o aprimoramento deste Painel, vale destacar: A brilhante palestra do especialista em desenvolvimento de cidades, o inglês Greg Clark de Londres, enfatizando: a) que uma cidade deveria ter uma marca ( brand ) que a definisse para o mundo e para seus habitantes, e b) que para sua reurbanização participassem grupos representativos da sociedade civil. A- O item 1-a) enfatizado pelo Greg, consta da proposta item 1, dando o atual (brand ) para a Cidade de São Paulo : 1- São Paulo pode ser definida como: “O maior Centro Econômico e de Negócios da América Latina e seu maior e melhor Pólo Cultural e Gastronômico”. B- Como corolário, o sucesso desta cidade seria o afluxo de turistas e moradores que viriam desfrutar da sua reurbanização sustentável, como indicada nas propostas 2 e 3.: 2 Preservar o centro expandido para São Paulo desenvolver sua vocação como definida acima; 3-Beneficiar os moradores desta cidade revitalizando as áreas centrais, todas no centro expandido, com alternativas de adensamento sustentável, mais voltadas para complementação cultural, turística e comercial, privilegiando mais teatros, museus (Museu da Cracolândia – como se fabricam viciados: consumidores permanentes), centro de exposições, hotéis, edifícios comerciais, estacionamentos, Shopping Center, áreas de lazer, etc. para uso dos moradores da cidade e turistas, como centro de convivência e com franco acesso viário, tais como os existentes Times Sq, Lincoln Center, Covent Garden, Soho, Palermo. C- O item 1-b) enfatizado pelo Greg, consta da proposta, item 8-c : Pressionar as autoridades municipais para que seus esforços e verbas sejam direcionados e alocados para: c)- colaborar com segmentos representativos e especializados da Sociedade em um macro projeto urbanístico o que constituirá uma marca indelével desta administração dando assim os passos iniciais para tornar São Paulo uma cidade expoente em qualidade de vida: 2- A notícia abaixo sinaliza que moradores não apreciam viver em adensamentos urbanos Jornal O Estado de São Paulo de 20/07/2011- pg A-14 “2,5 milhões de moradores precisariam deixar Moscou de acordo com um plano proposto na Assembléia da capital russa. A idéia é melhorar as condições de vida na cidade reduzindo a população” -x-x-

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